sexta-feira, 11 de março de 2011

SÉRIE FAVELAS II


Favela 1511 Autor António Tapadinhas
Acrílico sobre Tela, 50x60cm, 400€
(clique sobre a imagem para ver pormenores)

Na minha pesquisa para esta série, fiquei com diverso material numa espécie de manifestação do caos que, por definição, contém todas as formas e cores possíveis. Sendo assim, era simples; para executar a obra bastava deitar fora tudo o que não fosse necessário.
Depois de seleccionar a favela que serviria de base a este quadro, faltava pensar os meios que iria utilizar.
Pensar é aproveitar tudo o que sei para cumprir o meu objectivo: transmitir sensações. Pensar é dar forma ao caos, torná-lo credível para o observador, isto é, identificá-lo, mas, ao mesmo tempo, retirar-lhe a consistência, torná-lo virtual, porque faço por esquecer o que não me interessa, salientando, apenas, a sua beleza.
No desenho, apenas esboçado, de repente, começaram a surgir as janelas, as ruas, as pessoas, como notas musicais coloridas, numa pauta mágica.
E cumpriu-se o seu destino! Afinal, cor é magia!

1 comentário:

  1. Informo que esta obra vai estar exposta em: “Associa Artes”, um evento artístico organizado pela IMARGEM com o apoio da Câmara Municipal de Almada no Solar dos Zagallos em Almada, a decorrer nos espaços de exposição temporária do Solar dos Zagallos (Sala dos Arcos e Sala das Colunas), com uma exposição no período de 11 de Junho a 4 de Setembro de 2011.
    António Tapadinhas

    ResponderEliminar